Evento do Paraná Rosa


16 de Outubro de 2019

Com a finalidade de promover ações de prevenção e cuidado com a saúde da mulher, Marquinho recebeu na última quarta-feira, 16, o Paraná Rosa. O evento da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado faz referência ao mês de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, o Outubro Rosa. Os vereadores João Maria Cardoso, Joacir José Troc Varela, Valdomiro Camargo da Cruz e Luiz Carlos Feliciano dos Santos prestigiaram o evento em nome da Câmara Municipal de Marquinho.
Na oportunidade foram ofertados agendamentos de mamografia, vacinas e diversas outras atividades, a exemplo de palestras com profissionais da área de saúde visando promover a autoestima da mulher.
Números – Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde.
A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual.
Paraná Rosa – O Paraná Rosa é um projeto que foi idealizado pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. O objetivo é levar a todos os cantos do Estado a informação, o cuidado e o acesso aos exames de prevenção ao câncer